Regionalização
Descubra a nova divisão regional do estado de Alagoas feita pelo IBGE.
As regiões imediatas e intermediárias são divisões territoriais utilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fins estatísticos.
As regiões imediatas são compostas por um ou mais municípios e têm como critério principal a proximidade entre eles, ou seja, são áreas que possuem forte relação econômica e social. Já as regiões intermediárias são formadas por um conjunto de regiões imediatas e apresentam características socioeconômicas e geográficas mais amplas.
No total, o Brasil possui 432 regiões imediatas e 137 regiões intermediárias.
As Regiões Geográficas Imediatas são definidas por sua rede urbana, e em Alagoas, a regionalização é composta por 11 polos regionais. Já as Regiões Geográficas Intermediárias funcionam como uma escala intermediária entre as Unidades da Federação e as Regiões Geográficas Imediatas, conforme o IBGE de 2017. No estado, as cidades de Arapiraca e Maceió são classificadas como Regiões Geográficas Intermediárias.
Maceió compreende as Regiões Geográficas Imediatas de Maceió, Porto Calvo-São Luís do Quitunde, Penedo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Atalaia, enquanto Arapiraca é composta pelas Regiões Geográficas Imediatas de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Pão de Açúcar-Olho d'Água das Flores-Batalha.